Programa de Qualidade Seis Sigma

Programa de Qualidade Seis Sigma

        Alcançar mais qualidade nas atividades e processos dentro da empresa, é de grande relevância para que metas e objetivos sejam atingidos com precisão máxima. O Programa de qualidade Seis Sigma tem por propósito a organização, e melhoramento dos processos nas empresas, a extinção dos erros, falhas e desperdícios, a elevação do lucro e, também, o aprimoramento de serviços oferecidos aos clientes. A criação de regras e métodos ágeis e apropriados, a padronização adequada e o controle permanente são as principais armas deste programa de qualidade.

        Os processos gerados por este modelo, são divididos em metas (que possuem datas predeterminadas de realização) e são regidas por uma estratégia denominada de DEMAIC (Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar). Definir significa traçar metas de forma clara, as quais, devem estar conectas aos objetivos da empresa. Mensurar é ver, e entender, como o processo atual reage, e se comporta (criando métodos e parâmetros de medida adequados). Analisar diz respeito, a buscar meios para que o processo, estudado e mensurado, melhore através das medições comparadas e padronizadas geradas na fase anterior. Incrementar faz referência sempre a trazer melhoramentos criativos e fáceis, às tarefas que possibilitem maior agilidade, sem que a qualidade seja perdida ou exposta ao risco. Controlar, por fim, é não só apontar e ajustar erros durante a adaptação das novas práticas adotadas, mas, sobretudo, garantir e manter o padrão de qualidade.

        Vários gestores creem que o programa seis sigma serve somente para atividades de cultura fabril, mas isto é mito: ele poderá ser aplicado tanto em instituições fabris, quanto em prestadoras de serviços estejam elas em contato direto ou indireto com os clientes. O ato de buscar a padronização, a redução de desperdícios nos processos e os controles de forma constante não está atrelado somente à grandes empresas, mas às instituições com grandes ideias, independente do porte ou do poder financeiro que possam ter.

Indicação:

Para empresas que precisam aprimorar seus processos fabris ou procedimentos que levam ao aperfeiçoamento dos serviços prestados aos clientes. É indicado também a instituições que registram desperdícios de tempo, finanças ou recursos materiais.

Sintomas:

Principais Resultados: