Alcançar mais qualidade nas atividades e processos dentro da empresa, é de grande relevância para que metas e objetivos sejam atingidos com precisão máxima. O Programa de qualidade Seis Sigma tem por propósito a organização, e melhoramento dos processos nas empresas, a extinção dos erros, falhas e desperdícios, a elevação do lucro e, também, o aprimoramento de serviços oferecidos aos clientes. A criação de regras e métodos ágeis e apropriados, a padronização adequada e o controle permanente são as principais armas deste programa de qualidade.
Os processos gerados por este modelo, são divididos em metas (que possuem datas predeterminadas de realização) e são regidas por uma estratégia denominada de DEMAIC (Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar). Definir significa traçar metas de forma clara, as quais, devem estar conectas aos objetivos da empresa. Mensurar é ver, e entender, como o processo atual reage, e se comporta (criando métodos e parâmetros de medida adequados). Analisar diz respeito, a buscar meios para que o processo, estudado e mensurado, melhore através das medições comparadas e padronizadas geradas na fase anterior. Incrementar faz referência sempre a trazer melhoramentos criativos e fáceis, às tarefas que possibilitem maior agilidade, sem que a qualidade seja perdida ou exposta ao risco. Controlar, por fim, é não só apontar e ajustar erros durante a adaptação das novas práticas adotadas, mas, sobretudo, garantir e manter o padrão de qualidade.
Vários gestores creem que o programa seis sigma serve somente para atividades de cultura fabril, mas isto é mito: ele poderá ser aplicado tanto em instituições fabris, quanto em prestadoras de serviços estejam elas em contato direto ou indireto com os clientes. O ato de buscar a padronização, a redução de desperdícios nos processos e os controles de forma constante não está atrelado somente à grandes empresas, mas às instituições com grandes ideias, independente do porte ou do poder financeiro que possam ter.
Para empresas que precisam aprimorar seus processos fabris ou procedimentos que levam ao aperfeiçoamento dos serviços prestados aos clientes. É indicado também a instituições que registram desperdícios de tempo, finanças ou recursos materiais.
- Alta insatisfação com a lucratividade.
- Alta perda de agilidade nas atividades.
- Alto número de reclamações de clientes.
- Alto desperdício e dano de matéria-prima.
- Má qualidade dos produtos ou serviços.
- Processos sem padronização definida.
- Alta capacidade de ordenação nas tarefas.
- Alta qualidade dos produtos ou serviços.
- Aumento da lucratividade da instituição.
- Aumento da satisfação dos clientes.
- Aumento na agilidade das atividades.
- Redução das perdas de matéria-prima.