A gestão da qualidade total (conhecida como TQM – Total Quality Management) age no intuito de semear a ciência e a prática da qualidade em todos os trâmites da empresa. Somente implantar um sistema de qualidade não basta: é necessário garantir a eficiência de sua execução e desenvolver processos de melhoria contínua. A missão pela qualidade deve operar não somente sobre algo ligado a um produto ou serviço, mas, sem a menor dúvida, inerente à instituição como um todo, a fim de beneficiá-la por inteiro.
A gestão da qualidade interpõe-se com o obhetivo de identificar os problemas mais críticos da empresa e solucioná-los de modo definitivo, suprir a instituição com inovações progressivas, assegurar a qualidade máxima ao cliente em todos os estágios, diminuir ou eliminar os erros e, sobretudo, disseminar a melhoria contínua. As atuações da gestão da qualidade antecedem a tarefa de produzir e comercializar: deve-se, primeiro, observar as posturas gerenciais e a conduta de todos os stakeholders da instituição.
- Construir a valorização máxima do cliente através da qualidade oferecida.
- Elaborar estratégias e regras que garantam a realização de metas progressivas.
- Identificar os problemas da instituição por meio de ferramentas de gestão.
- Implantar processos, sistemas e diretrizes que conduzam à qualidade contínua.
- Reavaliar e corrigir a postura e a conduta de todos os agentes dentro da empresa.
- Unificar todos os departamentos e setores da instituição buscando equilíbrio e sintonia.