Fala-se bastante em inovação material: máquinas, equipamentos, veículos, e demais invenções modernas. Contudo poucas vezes se investe nas inovações, em pensamentos e atitudes. A inovação 360º trata precisamente sobre como inovar de maneira disruptiva ou incremental, em todos os termos, mantendo assim, a organização atualizada, também no modo de agir e pensar: antes de se analisar, e fazer qualquer mudança material, deve-se, então, qualificar atitudes, posturas, emoções e pensamentos conjuntos.
A inovação 360° é constituída por três níveis: no primeiro, constata-se e trabalha-se o modelo de pensamento dos líderes, e suas relações com a emoção criativa e a inovação voltadas às melhorias em todos os sentidos. No segundo nível, estrutura-se um estudo de mudança de atitude e postura, bem como os benefícios trazidos para a organização neste sentido. Já na terceira etapa, iniciam-se todas as mudanças físicas no ambiente e também nos costumes, promovendo mais motivação, valorização, e qualidade profissional, para os colaboradores e para a empresa.
Todas as mudanças ocorrem de forma gradual, (uma a uma) estudadas e calculadas antes de serem usadas em definitivo. Apenas após ao acato à primeira mudança é que se desenvolvem a segunda, a terceira, e, assim por diante, até chegar à última.
É necessário entender que, a eficiência e eficácia das mudanças, dependem direta e exclusivamente da conduta cooperativa e da boa ética dos colaboradores, os quais devem demonstrar comprometimento e maturidade suficientes para a aprovação, conservação, e evolução dos melhoramentos ofertados pela inovação 360°. Seja qual for a relevância das inovações ou melhorias, sem o envolvimento interessado e maduro das pessoas, nenhum planejamento chegará ao sucesso.
Para empresas que pretendam se reinventar, reciclando e modernizando pensamentos, ideias, atitudes, posturas e costumes, com o propósito de respirar inovação e melhorar sua imagem interna (em relação aos colaboradores) e externa (em relação aos clientes).
- Clima organizacional corriqueiro.
- Desmotivação de colaboradores.
- Foco em Inovações materiais.
- Foco em rotinas e atividades.
- Imagem empresarial debilitada.
- Produtividade insatisfatória.
- Aumento da motivação dos colaboradores em toda a instituição.
- Aumento da produtividade da companhia a um patamar aceitável.
- Aumento da motivação e da qualidade no clima organizacional atual.
- Foco nas pessoas e em suas habilidades a fim de renovar a empresa.
- Inovações baseadas em atitudes, posturas, emoções e pensamentos.
- Renovação absoluta e fortalecida da atual imagem empresarial.