A gestão da inovação tem o objetivo de alinhar e otimizar as terefas nas instituições por meio do poder das ideias (provocando a criatividade nas pessoas) com o propósito de gerar valor através da estratégia baseada em diferenciação refletindo em produtividade e competitividade. Constitui-se de condutas de renovação que trazem avanços de conceitos, métodos, atividades, programas, e produtos antigos por novas possibilidades de analisar, planejar e realizar algo que contribuirá para a melhoria produtiva da instituição.
A implementação da inovação pode ter ato incremental, ou seja, melhorar inovações já existentes ou ser disruptiva (inventar uma inovação que até então não existia). Para tal, o processo de inovação apenas terá êxito se as pessoas estiverem motivadas e possuírem interesse em participar. Porém há, também, a questão de poder intelectual, instrumental, estrutural e financeiro requerido, bem como a avaliação antecipada e minuciosa de todas as técnicas, processos, sistemas e estudos a serem considerados na empresa.
- Apoiar programas inclusivos que inspirem e motivem à inovação.
- Criar novas possibilidades de negócio, com o intuito de expandir operações.
- Desenvolver produtos e serviços baseados em projetos inovadores.
- Disseminar a criatividade e a inovação, em cada setor da organização.
- Motivar as pessoas para que desenvolvam ideias inovadoras.
- Submeter a instituição a um permanente e completo regime de inovação.