Programa de Excelência Corporativa

Programa de Excelência Corporativa

        Preocupadas com a geração de valor, e buscando a excelência, as companhias estão inovando e apostando em novas soluções. O Programa de Excelência Corporativa (PEC), é um plano que une todos os stakeholders da organização (no sentido de trazer melhorias contínuas, à todas as tarefas). Este Programa estratégico de excelência, conta com quatro estágios, interligados e relacionados entre si, possuindo diretrizes nítidas e fácil aceitação, capazes de trazer melhorias de forma rápida e perceptível a todos os stakeholders.

        Na primeira fase do PEC, são dispostas (junto à direção da empresa, e com o auxílio dos stakeholders envolvidos) cinco ideias, de teor realizável (pequenos projetos), as quais, venham proporcionar a melhoria significativa de processos, as inovações, as mudanças de atitude (ou comportamentais) e a geração de valor. Os cinco stakeholders (incluídos nesta primeira etapa) serão: líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade.

        Já, a segunda fase, consiste em moldar a estratégia cruzando cada uma dessas cinco ideias geradas na primeira etapa de maneira que todas possam estar conectadas entre si, por alguma razão. O terceiro período, será o de planejar as atividades a serem efetivadas, unindo pessoas e processos para colocar em ação as estratégias criadas na segunda fase. Por fim, a quarta etapa faz referência à agir, colocando em prova os planos desenvolvidos na terceira fase, e assegurando a geração de valor dos resultados esperados baseando-se em três conceitos centrais: o humano (todas as pessoas envolvidas), o disciplinar (regras, diretrizes, educação etc.) e o valor financeiro (lucratividade e rentabilidade).

        Este programa é um ciclo contínuo que se repete imerso em um mundo de atuação, conhecimento e inovação permanente. Caso seja de interesse da companhia, a cada ciclo, cinco outras ideias são geradas, fortalecendo ainda mais a geração de valor.

Indicação:

Para empresas que buscam aperfeiçoar seus processos e qualificar seus produtos e serviços, unificando todos os stakeholders envolvidos em nome da melhoria contínua da instituição e da busca incessante pela excelência em todas as suas formas.

Sintomas:

Principais Resultados: