Esta prática pode ser aplicada tanto no entendimento contábil quanto no âmbito da administração. Trata-se de um agrupamento de planos financeiros, a favor da companhia, incluindo, os clientes, fornecedores, bancos, órgãos fiscalizadores, acionistas e o governo. Controladoria é a gerência das atividades da instituição vinculadas à questões financeiras, voltadas a estimar e prever ocorrências boas e ruins e otimizar seus recursos monetários, usando-os da melhor forma.
Deste modo, as ações da controladoria operam no sentido de prever oportunidades de ascensão e ameaças financeiras danosas, bem como, prevenir e preparar a companhia com antecedência para agir em tais ocasiões. É indiscutível que o serviço de controladoria deva ser contínuo, em qualquer instituição, a fim de evitar desastres financeiros futuros e assegurar o controle gerencial completo das atividades da organização.
Além de analisar os departamentos da companhia, a controladoria une informações principalmente dos setores de contabilidade, custos, faturamento, tesouraria, orçamento, crédito, cobrança e finanças, com a intenção de qualificar o processo decisório da direção da empresa: trata-se de controles de gestão integrados, para aperfeiçoar os processos de decisões empresariais e levar a instituição a conquistar seus objetivos.
Muitas organizações, (independente do porte) encerram suas atividades de maneira prematura por não possuírem acessibilidade à todas as vantagens oferecidas pelo serviço de controladoria. Nesta ocasião, é impossível prever, tanto as ocorrências ruins quanto as boas, (decorrentes dos controles constantes que as operações de controladoria propõe) e muito menos, acatar à otimização financeira inteligente, proposta por tal gestão que, sem nenhuma dúvida, pode ser classificada como indispensável à qualquer empresa.
Para empresas que pretendem antever todas as oportunidades e ameaças que possam trazer benefícios ou prejuízos à organização. A controladoria também propõe um alinhamento estratégico-financeiro integrado a cada uma das operações da instituição.
- Ausência de formas para antever todas as oportunidades e ameaças à empresa.
- Ausência de meios para financiar e manter a total sustentabilidade da instituição.
- Baixa confiabilidade nas informações e nos índices gerenciados pela companhia.
- Dificuldade em ajustar, totos os setores da empresa, no planejamento financeiro.
- Inexistência de avaliações de performance dos setores, processos ou produtos.
- Planejamento orçamentário falho, ou com informações importantes incompletas.
- Aumento da sustentabilidade empresarial, com o ganho de recursos.
- Controle completo e constante de todas as atividades da organização.
- Crescimento da confiabilidade nos índices e nas informações obtidas.
- Integração estratégica de todos os setores que integram a instituição.
- Planejamento financeiro qualificado e com atualizações consistentes.
- Previsão das oportunidades e ameaças em relação à organização.