Mix de Marketing

Mix de Marketing

        O marketing tem como objetivo, suprir todas as necessidades humanas (e sociais) e, ao mesmo tempo, gerar lucro à organização. Assim o mix de marketing é um conjunto de fatores que possibilitam à empresa alcançar seus objetivos referentes ao seu público-alvo (clientes fortemente atraídos e interessados, pelo produto ou serviço) e são divididos em oito bases, (oito pês de marketing): produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance.

        Produto, preço, praça e promoção são os primeiros “quatro pés de marketing” e são também, os pilares principais para quaisquer estratégias envolvendo esta área.

        O produto deve satisfazer aos desejos e às necessidades do cliente, conquistando-o por meio de várias características: atributos tangíveis (conteúdo, embalagens, aroma, cor, gosto, forma, tamanho, etc.) e, os intangíveis (marca, histórias, valor afetivo, etc.). O preço do produto (ou serviço) deve ser aceitável e atrativo para os clientes e, ao mesmo tempo, cobrir seus custos (e gerar lucro). Já a praça, refere-se ao local (loja virtual, loja física, etc.) ou modo através do qual, será transportado e ofertado os produtos e serviços disponíveis (armazenamento, logística, distribuição, etc.). A promoção, por sua vez, vai muito além do desconto no preço, sendo também, a criação e utilização de todos os tipos de divulgações e estratégias para atrair clientes.

        Com o progresso do comércio virtual o foco deixou de ser, essencialmente produtos passando a ser as necessidades dos clientes: nasceram deste modo outros quatro pês de marketing, baseados em pessoas, processos, posicionamento e performance.

        As pessoas são aquelas que se juntam para ofertar um produto ou serviço: é o caso dos vendedores e outros colaboradores que estão presentes em lojas e estabelecimentos. Os processos referem-se aos procedimentos e métodos de atuação empregados a fim de atraírem seus clientes. Já o posicionamento (evidência física ou palpabilidade) trata-se da estratégia utilizada para lidar com o público-alvo (fachada, layouts, instalações, cartões de visita, atendimento etc.). A performance por fim está diretamente relacionada a assuntos como a produtividade e comportamento dos colaboradores e, ainda, com a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes. 

Indicação:

Para empresas que necessitam criar ou reestruturar suas estratégias de marketing baseadas “nos oito pês”, desenvolvendo novos meios de alcançar seus objetivos. Indicado também para instituições que queiram criar ou reestruturar o plano de marketing.

Sintomas:

Principais Resultados: