A gestão da produção é relacionada à inteligência de transformação de produtos e serviços em função do tempo. Não controla apenas materiais (forma, quantidade, aroma, cor, posição e demais detalhes físicos) mas, também, a produtividade e os atendimentos aos clientes envolvidos em todos os tipos de serviços. Tal gestão é referente à atividades diretamente relatrivas ao volume, variedade, continuidade e visibilidade (em afazeres de baixo ou alto contato com os clientes).
A ação de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade é o nobre objetivo desta gestão, analisando-se as adversidades do espaço físico, do tempo disponível e dos ambientes onde as tarefas são realizadas. É primordial observar, além destes tópicos, as condições que levarão ao alcance das metas por parte da instituição: tudo deve estar em conformidade para que todos os propósitos da empresa sejam atingidos, com o sucesso esperado e ao gosto do cliente final.
- Acompanhar e gerenciar a visibilidade das atividades produtivas.
- Avaliar e controlar aspectos ergonômicos e de segurança na empresa.
- Controlar e organizar o fluxo de produção, atendo-se às metas desejadas.
- Organizar e dirigir a capacidade produtiva e a distribuição de tarefas.
- Otimizar o tempo das tarefas produtivas e propor a melhoria constante.
- Planejar os arranjos físicos de produção e otimizar o espaço físico disponível.