Torna-se muito importante modelar ou remodelar o espaço físico de uma instituição buscando o aproveitamento do ambiente da melhor forma possível, assim como modelar os departamentos da instituição, de modo a proporcionar agilidade, qualidade, segurança e bem-estar para todos os colaboradores. A estruturação conta com estudos e pesquisas detalhadas e bem planejadas a fim de servir como base para o início da fase de formação física do ambiente empresarial ideal.
A estruturação física de empresas, (ou estruturação do layout físico) tem como foco evitar as ociosidades, as perdas de tempo, as interdições indesejadas, os atrasos em cada tarefa ou demais ocasiões similares que, por conta de um arranjo espacial mal elaborado, reflitam de modo negativo, na falta de foco e qualidade do serviço e na produtividade da instituição diretamente afetada.
Os incômodos mais comuns, causados por um arranjo espacial desfavorável, são os fluxos confusos de informações, processos e pessoas, atrasos laborais severos e demoras no atendimento aos clientes. Para um ótimo aproveitamento do espaço físico disponível é necessário o mapeamento de cada um dos espaços físicos da empresa formando, então, a localização estratégica dos departamentos, a disposição correta das máquinas e móveis necessários, e a quantidade de pessoas que ocuparam cada um destes espaços.
Ao compor os móveis, em cada um dos departamentos, devem ser considerados os fatores internos (a circulação de pessoas no interior da empresa) e os fatores externos (o nível de visibilidade passada aos clientes em contato direto com a empresa). Preocupar-se com uma estrutura física bem organizada e planejada, não é apenas questão de estética, mas sobretudo de qualidade e agilidade nos serviços prestados e de equilíbrio e evolução na produtividade da organização empresarial considerada como um todo.
Para empresas recém abertas que visam planejar e organizar sua estrutura física interna, começando do total zero, ou para instituições já estruturadas que precisam modificar seus layouts internos, com o objetivo de qualificar ainda mais seus serviços e ganhar produtividade.
- Ambiente de trabalho bastante bagunçado e seriamente desmotivador.
- Ambiente de trabalho inadequado, sujo ou bastante insalubre e danoso.
- Departamentos coligados, mas, totalmente distantes, uns dos outros.
- Grande fluxo de pessoas em ambiente mal ordenado ou de pouco espaço.
- Perda de tempo considerável em métodos, processos e atividades simples.
- Reclamações de clientes, devido ao estado do ambiente ou atendimentos.
- Adequação do fluxo de pessoas relativo ao tamanho do ambiente.
- Adequação tática de departamentos, com base na ligação entre si.
- Eliminação da confusão nos ambientes de trabalho da organização.
- Ganho de tempo e produtividade máxima nos processos e atividades.
- Redução severa ou extinção absoluta das reclamações de clientes.
- Restituição da salubridade aos ambientes de trabalho na instituição.