O sistema de turnaround, (recuperação de empresas) atua, num primeiro momento, com o propósito de recompor a normalidade financeira da organização tendo como meta, propiciar um capital de giro mais substancial, e, ainda, a renegociação de todas as dívidas e empréstimos (de maneira que a liquidação total seja possível). Ainda assim o resgate da dignidade empresarial, (e de sua identidade) ultrapassa o teor financeiro, incluindo outras questões de grande importância.
Existem muitos fatores a cogitar como, por exemplo a redução hábil de desperdícios diversos e a repaginação de todos os setores da instituição analisando minuciosamente (e de forma gradual), as melhorias que possam ser empregadas e aproveitadas.
A recuperação de uma organização não deve ser analisada somente pelo ângulo das receitas e despesas mas, também, por fatos que unem colaboradores, processos e, ainda, a força de gerar informação e conhecimento contínuo. O principal intento da recuperação de empresas é, procurar entender por quais circunstâncias certas instituições podem vir a falir, e evitar essa situação agindo da melhor forma possível, para manter a estabilidade e qualidade das atividades.
É perigosa para a instituição, a geração lenta de caixa (quando se vende bem mais a prazo do que à vista), quando não se obtém para honrar, ao menos, os juros das dívidas, quando a margem de lucro daevendas sofre redução, quando o fluxo de caixa é negativo, quando há diversas reclamações de clientes, quando há baixa produtividade (e, boa parte das dívidas, é concentrada num curto prazo) ou, quando a rentabilidade da empresa está abaixo da média do setor, no qual ela opera. Apesar das situações, todas as organizações são passíveis de recuperação, até mesmo as mais críticas e ditas irrecuperáveis.
Para empresas em situação complexa e difícil que buscam recuperação através da renegociação de empréstimos, da quitação de dívidas, do aumento de seu capital de giro, do ajuste positivo de seu fluxo de caixa e da reformulação de seus prazos de compra e venda, entre outros.
- Contratações de dívidas com muitos tipos de credores no mercado.
- Contratações de empréstimos com juros a um patamar bastante alto.
- Curto prazo para honrar o pagamentos da maioria dos fornecedores.
- Falta de capitais de giro ou ocorrências de fluxos de caixa negativos.
- Falta de padronizações de forma geral nos setores da organização.
- Médio ou longo prazos para recebimentos da maioria dos clientes.
- Ajuste positivo dos prazos de pagamento fixados para longo prazo.
- Ajuste positivo dos prazos de recebimento fixados para curto prazo.
- Alta padronização em todos os setores da empresa como um todo.
- Alta redução, ou eliminação das dívidas da organização, em geral.
- Aumento dos capitais de giro e ajuste dos fluxos de caixa diários.
- Renegociações vantajosas de empréstimos feitos pela organização.