Reengenharia

Reengenharia

        Este trabalho trata-se de ajustamentos e readequações na empresa feitos em certos setores, uma remodelagem (total ou parcial) da instituição, que pode ocorrer em diversos pontos: nos processos, nas estruturas físicas, nas informações, nos valores da companhia ou, em qualquer particularidade (que esteja impedindo tal empresa de se desenvolver de maneira satisfatória). A reengenharia é uma forma de administração voltada a repensar e reinventar a empresa, em razão do absoluto desenvolvimento corporativo principalmente em quesitos como qualidade e produtividade nos processos desenvolvidos.

        Para que se possa colocar em ação um plano de reengenharia é necessário avaliar o planejamento estratégico da instituição (bem como, os desejos e expectativas de todos os stakeholders envolvidos nas tarefas).

        Geralmente as razões para desenvolver a reengenharia são três: o corte de custos, a otimização do tempo de ação dos processos, e, o aperfeiçoamento da qualidade de vários serviços prestados. A reengenharia opera no sentido de reajustar e restaurar a instituição (transformando-a, em um negócio bem mais lucrativo, e propiciando um grande aumento da vantagem competitiva). Não é uma mera atuação arriscada: as ações de reengenharia são planejadas (com antecedência) e passam por criteriosos testes de aprovação (análises nas condições físicas e psicológicas relativas ao ambiente a ser modificado).

        Através deste sistema de planejamento e execução é possível remodelar ou eliminar processos viciados ao mesmo tempo em que novos processos são adotados criando mais agilidade e inovação. É relevante expor, que nem sempre a reengenharia está relacionada ao corte agressivo de custo: certas vezes tais melhorias exigem aumento de investimento, porém devido às avaliações e planejamentos bem elaborados o custo-benefício mostra-se bastante vantajoso para a empresa.

Indicação:

Para empresas que buscam a redução de custos e a otimização de recursos como tempo, dinheiro e materiais. É indicado também para instituições que precisam aumentar a qualidade de seus serviços prestados, além de organizar, planejar e controlar melhor suas atividades.

Sintomas:

Principais Resultados: