A gestão estratégica visa estudar todos os processos realizados, com o propósito de planejar melhorias, organizar ou reorganizar projetos, guiar operações, efetuar mudanças na estratégia, e acompanhar todas as etapas de execução das novas diretrizes, normas e ações propostas. Um dos estágios da gestão estratégica é o diagnóstico estratégico, onde são abordados, com cuidado, pontos cruciais da companhia como projetos futuros, ações contra possíveis ameaças e a quantidade de recursos atualmente disponíveis.
Existem outras partes muito relevantes da gestão estratégica, como, por exemplo, a prontidão estratégica (capacidade que a alta direção da organização possui relativa a seu envolvimento e disponibilidade em atuações futuras), o direcionamento estratégico (onde são desenvolvidos grupos de ações, a serem classificadas e executadas pela necessidade mais imediata) e a vigilância estratégica (que trata-se de um monitoramento de atuações, as quais, devem ser cumpridas para que se evitem riscos e ameaças à empresa.
- Analisar, seriamente, todos os indicadores pertinentes a cada objetivo e meta.
- Criar objetivos e metas de modo específico, mensurável, atingível, relevante e tangível.
- Estabelecer as prioridades entre as metas e controlar, passo a passo, os avanços obtidos.
- Estruturar, de forma clara e real, a missão, a visão, os valores e o propósito da empresa.
- Estudar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem interferir na empresa.
- Planejar as atuações estratégicas de longo prazo, garantindo a segurança da instituição.