Este planejamento é caracterizado por ser uma análise, que consiste em conhecer e constituir o futuro da organização da melhor maneira possível, por meio de processos de sistematização contínua usando, como base primordial, quatro indicadores fundamentais: as forças e fraquezas da companhia (através de estudos do ambiente interno) e, também, as oportunidades e ameaças (por análise do ambiente externo). Planejar com estratégia é qualificar e auxiliar a instituição para que ela saiba por qual caminho seguir.
A inteligência voltada ao planejamento estratégico, deve colaborar para a efetivação clara e exata das metas e objetivos, focados pela gestão estratégica da organização tendo em consideração, tomadas de decisões (que contribuirão aos objetivos de longo prazo). O planejamento estratégico deve ser realmente eficiente (usar, da melhor maneira, todos os recursos obtidos e oferecidos), eficaz (atingir estes objetivos) e efetivo (manter-se atuante, saudável e sustentável, ao passar do tempo): cada um destes tópicos, se bem observados e adotados, garantirão as maiores vantagens para a empresa e seus stakeholders.
É preciso somar também, na formação deste plano estratégico, a missão, a visão, os valores e o propósito da empresa bem como o uso de várias ferramentas profícuas, como as Cinco Forças de Porter e ainda o Balanced Scorecard (conhecido como BSC.
O planejamento estratégico é gerado e montado para o longo prazo (visando toda a empresa). Entretanto, contidos neste grande planejamento, ainda existem o planejamento tático, pensado para o médio prazo (voltado para cada um dos setores da organização) e, por final o planejamento operacional criado para o curto prazo (considerando cada tarefa e operação de um determinado setor). Neste caso, é preciso dizer, que este planejamento requer controle contínuo (e esforço conjunto de todos que formam a instituição).
Para empresas que buscam definir suas estratégias e objetivos de forma detalhada, clara e precisa, visando enxergar melhores possibilidades de avanço institucional e desenvolver o futuro com mais solidez, segurança e assertividade na gestão.
- Confusões entre metas e macro objetivos gerados e executados na organização.
- Confusões variadas e críticas na formação do planejamento estratégico em geral.
- Desconhecimento absoluto de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Falta documental relevante da maioria das metas e objetivos macro da empresa.
- Falta de planos futuros e descumprimento habitual dos prazos da instituição.
- Má gestão do tempo e, principalmente, do poder financeiro da companhia.
- Atualizações e alinhamento completo das ações do planejamento estratégico.
- Constituição criteriosa das metas e macro objetivos a serem atingidos na empresa.
- Construção perfeita das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
- Definição dos planos futuros da empresa, com rigoroso controle sobre os prazos.
- Ordenação total da gestão do tempo e das finanças da organização como um todo.
- Padronizações documentais completas de todas as metas os objetivos da empresa.