Programa de Qualidade 10s

Programa de Qualidade 10s

        O programa de qualidade 5s é um dos métodos usuais mais eficientes e eficazes de qualificação empresarial. Cada "S", refere-se a um termo em japonês, e são denominados sensos: quando incorporados ao dia a dia da empresa e usados com atenção, o resultado costuma surpreender. Sendo assim, cada “S” faz referência a um aspecto a ser alinhado e melhorado na empresa, ofertando qualidade, disciplina e excelência máxima em todos os pontos propostos no programa. 

        O Programa 5s é composto pelos cinco sensos: 1) Seiri (Senso de Utilização): colocar fora o que não é utilizado e manter no lugar de trabalho somente o necessário; 2) Seiton (Senso de Ordenação): organizar cada item e utensílio, de forma que, os menos utilizados devem ficar mais distantes e os mais usados, mais próximos; 3) Seiso (Senso de Limpeza): ter e manter limpo, os locais de trabalho, no terminar de cada dia; 4) Seiketsu (Senso de Saúde): promover diretrizes, (para que sejam seguidas por todos) por meio de um padrão que traga a saúde física e mental à empresa; 5) Shitsuke (Senso de Autodisciplina): busca da disciplina em toda a empresa sem aceitar o regresso aos antigos métodos.

        Atualmente, com o passar dos tempos, os gestores descobriram que, aqueles cinco sensos, deixaram de ser suficientes e, assim, outros cinco foram gerados: 6) Shikari Yaro (Senso de Determinação e União): missão de aguçar a cooperação em equipe e dedicação às atividades e aos colegas; 7) Shido (Senso de Capacitação e Educação): fortalecer-se na busca pelo conhecimento, aperfeiçoando-se (e qualificando-se) na profissão a cada dia; 8) Setsuyaku (Senso de Economia ou Combate aos Desperdícios): economizar e propiciar, o bom uso dos materiais (combatendo o mau uso e os desperdícios); 9) Shisei Rinri (Senso dos Princípios Morais e Éticos): melhoria nas atitudes, hábitos, e condutas, dos gestores e colaboradores; 10) Sekinin Shakai (Senso de Responsabilidade Social): compromissos das instituições com ações comunitárias, sociais, assistenciais e ambientais.

Indicação:

Para empresas que buscam padronizar tarefas, métodos e costumes, gerar mais qualidade e produtividade e criar novas concepções de pensamentos, atitudes, condutas e valores. É indicado também a organizações que se encontram em total desordem quanto às suas normas.

Sintomas:

Principais Resultados: