O programa de qualidade 5s é um dos métodos usuais mais eficientes e eficazes de qualificação empresarial. Cada "S", refere-se a um termo em japonês, e são denominados sensos: quando incorporados ao dia a dia da empresa e usados com atenção, o resultado costuma surpreender. Sendo assim, cada “S” faz referência a um aspecto a ser alinhado e melhorado na empresa, ofertando qualidade, disciplina e excelência máxima em todos os pontos propostos no programa.
O Programa 5s é composto pelos cinco sensos: 1) Seiri (Senso de Utilização): colocar fora o que não é utilizado e manter no lugar de trabalho somente o necessário; 2) Seiton (Senso de Ordenação): organizar cada item e utensílio, de forma que, os menos utilizados devem ficar mais distantes e os mais usados, mais próximos; 3) Seiso (Senso de Limpeza): ter e manter limpo, os locais de trabalho, no terminar de cada dia; 4) Seiketsu (Senso de Saúde): promover diretrizes, (para que sejam seguidas por todos) por meio de um padrão que traga a saúde física e mental à empresa; 5) Shitsuke (Senso de Autodisciplina): busca da disciplina em toda a empresa sem aceitar o regresso aos antigos métodos.
Atualmente, com o passar dos tempos, os gestores descobriram que, aqueles cinco sensos, deixaram de ser suficientes e, assim, outros cinco foram gerados: 6) Shikari Yaro (Senso de Determinação e União): missão de aguçar a cooperação em equipe e dedicação às atividades e aos colegas; 7) Shido (Senso de Capacitação e Educação): fortalecer-se na busca pelo conhecimento, aperfeiçoando-se (e qualificando-se) na profissão a cada dia; 8) Setsuyaku (Senso de Economia ou Combate aos Desperdícios): economizar e propiciar, o bom uso dos materiais (combatendo o mau uso e os desperdícios); 9) Shisei Rinri (Senso dos Princípios Morais e Éticos): melhoria nas atitudes, hábitos, e condutas, dos gestores e colaboradores; 10) Sekinin Shakai (Senso de Responsabilidade Social): compromissos das instituições com ações comunitárias, sociais, assistenciais e ambientais.
Para empresas que buscam padronizar tarefas, métodos e costumes, gerar mais qualidade e produtividade e criar novas concepções de pensamentos, atitudes, condutas e valores. É indicado também a organizações que se encontram em total desordem quanto às suas normas.
- Baixa instrução educacional, relacionada à maioria dos colaboradores.
- Desatenção com o descarte de materiais e com o ambiente de trabalho.
- Desorganização e desperdício de materiais nos ambientes de trabalho.
- Desuniões e confusão entre a maioria dos colaboradores da organização.
- Normas constituídas para serem seguidas por alguns, sem motivo lógico.
- Regras que desfavorecem a saúde física e mental dos colaboradores.
- Aumento apreciável na média de instrução educacional dos colaboradores.
- Aumento da cooperação e união entre os colaboradores da organização.
- Eliminação correta do descarte e melhoria de todos os ambientes de trabalho.
- Melhoria total da saúde física e mental de todos os colaboradores da empresa.
- Melhoria total do senso de organização e economia do material de trabalho.
- Padronização das regras afetando a todos os que trabalham na empresa.