A escassez dos recursos naturais tende a aumentar bastante, trazendo instabilidade à ações econômicas e monetárias e levando o meio ambiente a sofrer danos. A gestão de sustentabilidade empresarial, é um grupo de táticas que buscam a prática da preservação (e do respeito ao meio ambiente) através da utilização de recursos naturais (como água e energia) de maneira consciente. Constituir a responsabilidade ambiental no planejamento estratégico das empresas é o grande desafio e objetivo deste estilo de gestão.
Preservar as riquezas do globo (e zelar por sua manutenção) é também, a obrigação das organizações que, através da ética e das boas práticas de aprimoramento econômico, têm o dever de conduzir seus stakeholders a condutas empresariais sadias e sustentáveis que colaborem com o cuidado à natureza (e com o uso racional de seus recursos).
A percepção voltada à sustentabilidade empresarial é benéfica, não somente para a organização (com a redução dos custos) mas também à toda a sociedade e, sobretudo, à natureza: estas vantagens estão bem nítidas em ações voltadas a projetos de consciência ambiental, como a separação e a reciclagem de lixo sólido, a reutilização de água, a ação de replantio das vegetações, o uso de restos de matérias-primas, a geração e o consumo de energia limpa, solar ou eólica, a criação e o uso de embalagens recicláveis (ou de teor biodegradável) e, a adoção de filtros, para a retenção de poluentes atmosféricos.
Companhias preocupadas com o meio ambiente, têm mais visibilidade no mercado: táticas de preservação e respeito ambiental, levam vários benefícios à imagem e à marca da empresa (perante os colaboradores e aos clientes e também, a toda a sociedade). Por meio da geração da identidade empresarial conectada à responsabilidade (e consciência) ambiental, as organizações aumentarão sua produtividade, formando profissionais sérios (e de valor) e tornando-se mais qualificadas e competitivas ao longo do tempo.
Para empresas que buscam a redução de custos, através de ações ambientais estratégicas. Indicado também para as organizações que necessitam criar uma identidade empresarial bem desenvolvida, ganhar respeitabilidade interna e externa e contribuir para a preservação do planeta.
- Altos custos em energia elétrica.
- Altos índices de poluição atmosférica.
- Embalagens de produtos não recicláveis.
- Restos de matéria-prima descartados.
- Separação seletiva do lixo ignorada.
- Uso da água de forma não racional.
- Aproveitamentos inteligentes de restos de matéria-prima na empresa.
- Economia consciente através da separação seletiva do lixo descartado.
- Redução drástica da poluição atmosférica, produzida pela organização.
- Redução dos custos com energia de forma absolutamente considerável.
- Redução dos custos relativos ao consumo de água em todas as tarefas.
- Uso de embalagens de caráter totalmente recicláveis ou biodegradáveis.