Também conhecida como gamificação, (ou ludificação) esta estratégia é baseada em técnicas de interação, que envolvem pessoas e tarefas a serem realizadas, dentro ou fora da instituição. Aqueles que possuem aptidão para realizar os afazeres determinados pela empresa recebem uma premiação e poderão passar a um patamar mais alto de desafio o qual, estará sujeito a uma premiação maior. As variabilidades de patamares e premiações estimulam os colaboradores a melhorarem a qualidade de seus serviços, e a concorrerem a recompensas muito atrativas.
O gamification especifica os patamares de dificuldade e as classificações de cada um dos participantes, e estimula o engajamento e o interesse dos colaboradores na execução das tarefas (e propósitos empresariais) a fim de proporcionar inovação e motivação, e, ao mesmo tempo, desenvolver a proatividade, a liderança, e a capacidade de confronto (e de resolução) destes novos desafios.
Os prêmios, (dados aos colaboradores) são variados: medalhas, valores em dinheiro, dias de folga, gratuidades, uma colocação ou salário maior, entre outros benefícios que a companhia poderá oferecer (dependendo do nível alcançado). O gamification é conduzido por meio de diretrizes e regras determinadas pela instituição e pode ser motivo de recuo, promoção ou estagnação dos colaboradores dependendo do empenho e desempenho de cada um nas atividades, metas e propósitos designados pela empresa.
A mecânica do gamification funcionará sempre de em conformidade com o objetivo da instituição, que criará, também, sistemas de monitoramento e aferição, para constatar o progresso dos colaboradores incluídos nos processos: poderão ser concebidos sistemas para adquirir, trocar, recuperar, e presentear pontos, bem como, a criação de uma barra de progresso. O gamification pode expressar um teor cooperativo, competitivo ou ambos, dependendo das metas e propósitos que a instituição necessita alcançar.
Para empresas que atuam no atacado ou no varejo, ligadas a produtos ou serviços. Também é indicado para instituições de todos os portes que desejam motivar seus colaboradores ou que precisam elevar sua produtividade e competitividade.
- Baixo avanço laboral de colaboradores.
- Baixo número de vendas da instituição.
- Falta de cooperação e competitividade.
- Falta de motivação dos colaboradores.
- Inexistência de valorização e feedbacks.
- Insuficiência em criatividade e inovação.
- Adoções de práticas de reconhecimento e feedbacks na empresa.
- Adoções de práticas que induzem todos à criatividade e inovação.
- Aumento da cooperação e competitividade em toda a instituição.
- Aumento no desempenho laboral de todos os colaboradores.
- Aumento satisfatório do número oficial de vendas na empresa.
- Eliminação total da desmotivação de todos os colaboradores.