Gamification

Gamification

        Também conhecida como gamificação, (ou ludificação) esta estratégia é baseada em técnicas de interação, que envolvem pessoas e tarefas a serem realizadas, dentro ou fora da instituição. Aqueles que possuem aptidão para realizar os afazeres determinados pela empresa recebem uma premiação e poderão passar a um patamar mais alto de desafio o qual, estará sujeito a uma premiação maior. As variabilidades de patamares e premiações estimulam os colaboradores a melhorarem a qualidade de seus serviços, e a concorrerem a recompensas muito atrativas.

        O gamification especifica os patamares de dificuldade e as classificações de cada um dos participantes, e estimula o engajamento e o interesse dos colaboradores na execução das tarefas (e propósitos empresariais) a fim de proporcionar inovação e motivação, e, ao mesmo tempo, desenvolver a proatividade, a liderança, e a capacidade de confronto (e de resolução) destes novos desafios.

        Os prêmios, (dados aos colaboradores) são variados: medalhas, valores em dinheiro, dias de folga, gratuidades, uma colocação ou salário maior, entre outros benefícios que a companhia poderá oferecer (dependendo do nível alcançado). O gamification é conduzido por meio de diretrizes e regras determinadas pela instituição e pode ser motivo de recuo, promoção ou estagnação dos colaboradores dependendo do empenho e desempenho de cada um nas atividades, metas e propósitos designados pela empresa.

        A mecânica do gamification funcionará sempre de em conformidade com o objetivo da instituição, que criará, também, sistemas de monitoramento e aferição, para constatar o progresso dos colaboradores incluídos nos processos: poderão ser concebidos sistemas para adquirir, trocar, recuperar, e presentear pontos, bem como, a criação de uma barra de progresso. O gamification pode expressar um teor cooperativo, competitivo ou ambos, dependendo das metas e propósitos que a instituição necessita alcançar.

Indicação:

Para empresas que atuam no atacado ou no varejo, ligadas a produtos ou serviços. Também é indicado para instituições de todos os portes que desejam motivar seus colaboradores ou que precisam elevar sua produtividade e competitividade.

Sintomas:

Principais Resultados: