Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

        Todas as companhias possuem cultura organizacional, que poderá ser conservadora ou inovadora, rígida ou flexível, centrada na chefia ou na liderança, de regras que elegem o dever submisso do trabalho, ou a inovação e propagação das ideias. Desta forma, assim como as pessoas, as empresas também têm personalidade própria, o que poderá influir a cada uma delas a assegurar as melhores, ou piores, conquistas. Construída em valores de caráter harmonioso, a cultura organizacional pode ser sentida pelos colaboradores.

        Conforme a maneira como é regrada a organização sua cultura terá princípios fortes ou fracos: na cultura forte temos a opinião e a participação dos colaboradores, em partes das decisões da organização, (e as ideias são amplamente difundidas) contudo, na cultura fraca, tem-se a proibição de ideias e opiniões e a submissão às ordens proferidas.  

        É comprovado que, se uma companhia gera lucro tendo por base uma cultura fraca, muito mais lucro geraria se sua cultura fosse forte. Especialistas no assunto, afirmam que quanto mais a instituição investe nas ideias, nas inovações, e na criatividade, instigando a participação de todos, maior é a chance das mesmas na geração das riquezas, inspirando todos os stakeholders, na busca de novas e boas soluções para a empresa.

        Neste sentido, a cultura organizacional pode ser erguida, tanto internamente (com o envolvimento dos colaboradores), quanto de forma externa (com a participação de toda a sociedade). Dentre os grandiosos protótipos da cultura organizacional externa, podem ser relatados: a preservação do meio ambiente, as atividades (e eventos) de benefício social e cultural, e as confraternizações destinadas à princípios assistenciais ou comunitários.

Indicação:

Para empresas que buscam melhorar o modo como seus colaboradores e clientes as veem, aperfeiçoando relações internas e externas e atrelando, à sua marca, ótimas práticas de comportamento e gestão: fator fundamental para o fortalecimento de sua identidade empresarial. Indicado, também, para instituições que queiram desenvolver, sobretudo, ideias ligadas a disseminação da cultura organizacional externa, objetivando atrair a atenção da sociedade.  

Sintomas:

Principais Resultados: