A gestão de processos relaciona-se ao planejamento, ordenação e controle de cada processo que faz parte de uma instituição. A área de gestão de processos possui seu foco baseado na estruturação de objetivos muito bem definidos, ao passo que, um processo é sempre contínuo e assim também deve ser a busca por seu melhoramento. Grande parte dos processos das empresas é rotineira fato que aumenta a necessidade de aprimorá-los, padronizá-los e controlá-los: tudo isso, a fim de manter a qualidade exigida.
Processos podem gerir tanto produtos, quanto serviços que, para se adaptarem aos gostos dos clientes, precisam ser elaborados com base em ações devidamente analisadas e sistematizadas. Mapear criteriosamente as áreas da organização a fim de aperfeiçoar os processos, ajudará no aumento da eficiência e eficácia em qualquer operação. Contudo, a falta de controladoria (e erros frequentes em processos relevantes) pode levar a empresa a contrair muitos problemas e, até acarretar em graves prejuízos financeiros.
- Avaliar e difundir a todos os envolvidos as informações sobre os processos realizados.
- Eliminar ou diminuir custos nos processos, sem comprometer a qualidade nas tarefas.
- Otimizar processos e operações que sejam avaliados como confusas ou complexas.
- Promover o aperfeiçoamento das etapas e diretrizes que levam aos processos.
- Reduzir recursos que estejam sendo gastos em demasia ou sem necessidade.
- Sistematizar as tarefas rotineiras de forma a trazer mais agilidade nas operações.