A gestão de serviços desenvolve-se, de modo permanente, na tarefa de satisfazer as necessidades do consumidor final agregando valor à marca do produto e serviço ofertado e fidelizando o cliente final, por maior tempo possível. Esta área da gestão destaca-se por ser um diferencial competitivo de relevância pois é formada por afazeres que constituem, na maioria das vezes, alto nível de interação com os clientes e, por este motivo, a atenção aos detalhes deve ser ainda mais ressaltada no quesito tratamento pessoal.
É preciso salientar que para alcançar o sucesso relativo à gestão de serviços deve-se considerar tanto a qualidade dos serviços de Front Office (contato direto com os clientes), quanto a de Back Office (pouco, ou nenhum contato com os clientes). A organização deve estar bastante estruturada, para atender os clientes, independente, dos serviços a serem oferecidos. Atualmente, estes serviços estão relacionados em três agrupamentos: serviços profissionais, lojas de serviços, e serviços de massa (totalmente distintos entre si).
- Controlar, e acompanhar, os colaboradores atuantes no Front Office e Back Office.
- Controlar, de maneira total, e permanente, os desempenhos dos serviços ofertados.
- Desenvolver técnicas, e práticas, que levem à incontestável satisfação dos clientes.
- Estudar as táticas de serviços das empresas concorrentes, a fim de superá-las.
- Fomentar e aplicar todas as ideias criativas em relação ao atendimento aos clientes.
- Planejar, e organizar, os processos e ações pertinentes às execuções dos serviços.