A gestão tecnológica basea-se no atual avanço da ciência, na busca permanente do conhecimento, no processo de inovação, no crescimento dos negócios empresariais e na competitividade das organizações como um todo. Relaciona-se à tecnologias equipadas e empregadas no sentido de dar à empresa a oportunidade de gerar mais produtividade e valor, levando alta precisão (e agilidade) aos processos e aumentando, por consequência, a qualidade do produto (ou serviço) ofertado a todos os consumidores finais.
Antes de ser implantada em uma certa empresa, qualquer tecnologia nova deve ser submetida a um processo de pesquisa para estudo de viabilidade financeira, comercial e operacional. É preciso também, focar na real necessidade da renovação (ou implantação) tecnológica, a qual deve ser evidenciada por análises consistentes, reduzindo o risco dos investimentos. Nas organizações, devido aos custos normalmente vastos, tais tecnologias devem ser obtidas (e utilizadas) sempre por necessidade e nunca por modismo.
- Aliar a sustentabilidade, a produtividade e a competitividade à escolha tecnológica.
- Alinhar os avanços tecnológicos propostos ao planejamento estratégico da empresa.
- Avaliar a viabilidade financeira, comercial e operacional da tecnologia desejada.
- Criar a tecnologia de maneira experimental, avaliando seus possíveis avanços.
- Garantir a manutenção tecnológica total e de forma especializada e atualizada.
- Preparar, todas as pessoas envolvidas nos processos, para a mudança tecnológica.