Nenhuma instituição terá êxito, se não comandar seus processos alinhados com seu planejamento estratégico. Todos os tipos de processos, necessitam ser observados sobre vários focos como de viabilidade econômica, mercadológica, financeira, comercial e ainda, operacional. Quanto mais a empresa basear-se em processos, maior será a chance de ela aprimorar fatores como os de produtividade e lucratividade isso porque os processos são padronizados e passam pelas fases: controle, avaliação, revisão e correção.
Como todas as etapas são interligadas e a maioria têm características rotineiras, há boa possibilidade de falhas, erros e enganos: para deter tais problemas é recomendável a reconstrução detalhada do mapeamento dos processos de todas as áreas da organização, a fim de que falhas e erros sejam corrigidos, e processos possam ser revistos, reparados, replanejados ou realinhados, buscando mais otimização e desempenho.
Descontrole de processos são uma das maiores causas de atrasos na produtividade das instituições que, por essa razão acabam perdendo em competitividade. Outras causas muito comuns de debilidades em processos ocorridos nas organizações, dizem respeito à desobediência aos parâmetros estipulados (a preferência ao improviso ao invés da regra), ao desperdício de recursos (por imperícia ou descuidado) e ao total desconhecimento dos colaboradores sobre os processos adotados como padrão pela empresa.
A qualidade dos produtos e serviços é, com toda certeza, dependente de processos muito bem elaborados e controlados: cuidar dos processos é, sem dúvida, levar toda uma instituição a produzir mais e melhor e, deste modo, conquistar mais clientes. A instituição aumentará o seu patamar profissional, tanto quanto conseguir padronizar os processos e controlá-los de maneira correta e constante pelo maior tempo possível.
Para empresas que têm problemas de produtividade, onde ocorrem falhas, erros, desalinhamentos e improvisações de modo repetido e constante. Também é indicada para instituições que queiram ou precisam fazer melhorias em processos já existentes.
- Desalinhamento de processos entre alguns setores da empresa.
- Desconhecimento dos processos por parte dos colaboradores.
- Desperdício de recursos nos processos em execução na companhia.
- Frequência de determinadas falhas e erros nos processos da empresa.
- Improvisação nos processos executados na instituição como um todo.
- Processos redundantes, provocando perda de produtividade.
- Alinhamento dos processos entre todos os setores da empresa.
- Difusão do conhecimento dos processos a todos os colaboradores.
- Eliminação da improvisação nos processos na instituição como um todo.
- Eliminação dos processos desnecessários, trazendo mais produtividade.
- Redução ou eliminação de todas as falhas e erros nos processos.
- Redução ou eliminação do desperdício de recursos nos processos.