Em diversas situações no dia a dia das instituições até os gestores, empreendedores e sócios costumam ter certas dúvidas quanto ao caminho a escolher e quais ações adotar em relação à organização. O mentoring atua basicamente no aconselhamento profissional através de um mentor que guia o mentorado (pessoa assistida) com a tarefa de orientá-lo do melhor modo possível. Apesar de não ser o assunto central do mentoring empresarial, questões pessoais podem constituir debate e auxiliar nas decisões futuras.
O mentoring empresarial deve ser bem aplicado, de preferência, de forma individual para que possa ter os melhores resultados. Os objetivos centrais da atuação de mentoria são: a solução dos problemas do mentorado, os aconselhamentos produtivos, a aceitação de novas formas de pensamento, e as trocas de experiência. Para que o mentoring tenha os resultados esperados, o mentorado deve reconhecer e valorizar o conselho do mentor executando-o, pois, nenhum parecer é válido sem a sua ação prática.
Um dos grandes princípios do mentor, deve ser: auxiliar seu mentorado a progredir, evoluindo seu modo de pensar e assumindo uma postura positiva, criativa e inovadora. O mentor não apenas trabalha nas dúvidas de caráter profissional de seu mentorado, como também, o conduz ao sucesso, convidando-o a olhar mais para as soluções disponíveis do que para os problemas que parecem não ter fim. Desta forma, as atuações de mentoring devem levar o mentorado ao avanço de uma visão sistêmica inovada, capaz de identificar e gerar ações eficientes e eficazes.
Embora seja incomum diversas dúvidas podem estar atreladas às questões pessoais do mentorado, para as quais o mentor deve estar sempre pronto a analisar e aconselhar, tendo por objetivo sanar todos os problemas que possam enlear o progresso do cliente e a evolução de sua empresa.
Para gestores, empreendedores, sócios e demais líderes que precisam de orientação quanto às ações executadas nas atividades referentes à instituição, podendo ou não envolver questões pessoais, conforme a necessidade do próprio contratante.
- Dificuldades de mudança de pensamentos dos gestores da empresa.
- Dificuldades dos empreendedores para se conectarem à soluções atuais.
- Dificuldades dos líderes na busca por mais aconselhamento estratégico.
- Dificuldades dos líderes na troca de lições e experiências estratégicas.
- Dificuldades dos líderes nas execuções das ações, então, planejadas.
- Dificuldades e dúvidas variadas, por parte dos gestores da empresa.
- Aconselhamento em tempo real, gerando rapidez e segurança.
- Atualização de conhecimentos e trocas de experiência proveitosas.
- Criação de soluções atuais, consistentes e eficazes para a empresa.
- Desenvolvimento correto de ações táticas planejadas na instituição.
- Eliminação total das dificuldades e dúvidas existentes na organização.
- Renovação de pensamentos e atitudes de maneira geral e conjunta.