A gestão de marketing busca beneficiar as empresas e seus clientes, através de um processo de pesquisa que envolve produtos e serviços, com o objetivo de criar, aprimorar e ressaltar os aspectos centrais que levam a produzir valor e encantar o consumidor final. Um marketing bem estruturado, passa pelos processos de estudo de mercado, de planos da estratégia e de execução da publicidade e propaganda, até chegar nas ações de venda e pós-venda (cada um dos níveis depende diretamente do anterior).
Esta área da administração é referente ao Composto de Marketing (ou, “oito pês de marketing”): sendo os quatro pês básicos de marketing (produto, preço, praça, promoção) grupados aos quatro pês de marketing mais atuais (pessoas, processos, posicionamento, performance). Cada um destes “oito pês” se bem medidos, geridos e aplicados, constitui o condão de satisfazer a todos os clientes de maneira completa gerando valores para eles e para a instituição como um todo (frutos de uma excelente gestão de marketing).
- Construir técnicas baseadas na prática da promoção de produtos e serviços.
- Controlar o posicionamento da marca e a performance das vendas da empresa.
- Desenvolver estratégias referentes à praça (local, físico ou digital, da empresa).
- Dirigir as pessoas para o sucesso, gerando empatia, motivação e valorização.
- Estudar o mercado e desenvolver práticas ligadas a produto e preço.
- Identificar e aperfeiçoar os processos que levam a atrair o público alvo.