Cada colaborador edifica a sua própria ideia e sentimento em relação à empresa em que atua: tais noções levam a pensamentos, comportamentos e atitudes, os quais podem ser, ou não agradáveis para uma convivência laboral. A pesquisa de clima contribui para a melhoria da qualidade de vida (no ambiente de trabalho), promovendo mais aproximação entre colaboradores e gestores, e permitindo que a direção da instituição conheça melhor como os colaboradores enxergam a empresa onde trabalham e se desenvolvem.
A pesquisa de clima organizacional não é relativo, simplesmente, a um questionário, mas sim de um relatório técnico que contém perguntas feitas aos colaboradores capaz de organizar e avaliar seus principais pontos de vista, anseios, e necessidades. Esta atividade, é medida pela satisfação dos colaboradores, a respeito de diversos fatores relacionados à sua vida profissional incluindo os ambientes de trabalho, a existência de meios e recursos obtidos (ideais para se executar as tarefas), a relação entre colegas e líderes, a segurança, o conforto e a salubridade nos ambientes de trabalho, entre outros fatores.
A pesquisa de clima organizacional, é a maneira mais eficaz, para medir a satisfação dos trabalhadores responsáveis por diversas tarefas na instituição, indicando onde devem ser feitas melhorias, por meio de programas de motivação e valorização, tornando, todos os colaboradores, mais realizados, satisfeitos e comprometidos com a empresa.
A avaliação recolhe informações sobre as opiniões de cada colaborador, de maneira individual, unidas em dados que, agrupados e relacionados entre si, apontam (ou não) os possíveis problemas detectados. A estes tais problemas, são dadas soluções, que auxiliam a melhoria do clima na organização: é muito relevante, que a empresa seja um bom lugar para se ficar e trabalhar e que a vida laboral e pessoal dos colaboradores esteja em plena harmonia e equilíbrio sendo estes motivados e respeitados na empresa.
Para empresas que precisam conhecer a satisfação de seus colaboradores a respeito da instituição, visando, através dos dados processados, construir meios motivacionais para melhorar o ambiente de trabalho e alcançar maior excelência e produtividade.
- Baixa produtividade e lucratividade.
- Baixa qualidade dos serviços prestados.
- Baixo rendimento dos colaboradores.
- Desmotivação severa de colaboradores.
- Dificuldades nas relações de trabalho.
- Falta de benefícios aos colaboradores.
- Aumento da produtividade e lucratividade da instituição como um todo.
- Melhora da motivação e do bem-estar dos colaboradores da organização.
- Melhora da satisfação dos colaboradores, por meio da oferta de benefícios.
- Melhora na qualidade do serviço prestado a todos os clientes da companhia.
- Melhoras significativas das relações entre colaboradores e líderes da empresa.
- Melhoras significativas do rendimento, no ambiente de trabalho da organização.