A gestão comercial, geralmente, refere-se à questões muito ligadas aos clientes, ao ambiante de trabalho e à inter-relação entre as pessoas (dentro e fora das organizações). Questões relacionadas à venda de produtos e serviços são, também, de alta importância nesta área da gestão. Este segmento possui uma relação muito estreita com o marketing, com a logística e com a gestão de pessoas: fatores diretamente unidos aos processos de gestão comercial, tendo influência direta no desempenho das vendas.
Vender muito é primordial, entretanto, mais importante é fazer com que os clientes se sintam à vontade dentro do ambiente da loja e que nunca sejam convidados de modo direto a comprar, permanecer ou regressar. Tanto a permanência quanto as compras (ou até mesmo, o regresso dos clientes), devem ser estimulados através de atos que possam encantá-los e retê-los sempre de uma forma voluntária. Cativar a cada cliente de maneira natural, completa e definitiva é, sem dúvida, um grande desafio comercial.
- Criar estratégias arrojadas para o mercado de negócio atacadista.
- Desenvolver e aperfeiçoar, ao máximo, os ambientes das lojas.
- Observar as metas comerciais e conduzi-las à conquista absoluta.
- Organizar e controlar as tarefas que dizem respeito ao varejo.
- Otimizar o planejamento e a ordenação das funções dentro das lojas.
- Treinar os colaboradores responsáveis pela venda direta e indireta.