Todos estes elementos formam o cerne de uma companhia, e devem ser estudados. Propósito é o porquê a instituição faz e deve ser algo bem maior, que a paixão pelo lucro: deve ter características de origem emocional e humana, inspirando qualquer ato que vise melhorar o mundo em prol de cada pessoa, dentro e fora da instituição. O propósito está ligado a ações exemplares, dispostas a fazer a diferença, em qualquer lugar (e a qualquer custo): propostas que convidam à soluções e contribuições de modo universal.
O propósito é a alma da instituição, e não a razão. Se o propósito for por exemplo, “trabalhar em razão das pessoas, construindo sonhos”, então, a organização deve divulgar e fazer valer esta lei, tendo-a como verdadeira, tangível e executável, a todo instante e para com toda a sociedade.
No caso da missão da organização, é fundamental, constar o que ela faz, como ela faz, para que e para quem, onde ela faz (em quais áreas) e com qual responsabilidade de cunho social. Então, “participar da vitória das pessoas, construindo empreendimentos com a máxima qualidade”, seria uma considerável (e honrosa) missão a ser cumprida.
Já, a visão da empresa deve descrever onde ela quer chegar (objetivo) criando uma data limite para esta realização (atingida esta data, e o objetivo proposto, será necessário descrever uma nova visão). Desta modo, “ser, até 2040 uma empresa reconhecida em toda a região sul do Brasil, como referência, no ramo da construção civil”, seria algo que, diversas empresas deste ramo poderiam, certamente desejar e adotar como bandeira.
Os valores da instituição, por fim, são as principais crenças, filosofias e costumes a serem adotadas: “Valorização, Inovação, Ética, Criatividade e Qualidade”, são cinco exemplos de valores que podem ser construídos. Tais valores devem morar na mente e no coração de todas as pessoas da instituição, para que os pratiquem verdadeiramente.
Vale também apontar que estes quatro elementos são de muita importância para o fortalecimento da identidade empresarial da instituição e devem ser conhecidos, seguidos e praticados por todos os que, nela, atuam e se desenvolvem como pessoas de bem.
Para empresas que buscam construir uma identidade organizacional fortalecida, com stakeholders conscientes de seu propósito perante a sociedade, gerando mais riqueza, satisfação e humanidade por meio de atitudes e comportamentos compatíveis com estas ações.
- Alta desmotivação dos colaboradores.
- Ausência de identidade empresarial.
- Depreciação da imagem da organização.
- Falta do papel da empresa na sociedade.
- Falta da missão, visão, valores e propósito.
- Produtividade com índices insatisfatórios.
- Alta valorização da imagem da companhia perante todos os stakeholders.
- Aumento da motivação dos colaboradores em todos os setores da empresa.
- Aumento da produtividade da organização de forma rápida e progressiva.
- Conscientização do papel da organização, perante a sociedade como um todo.
- Criação e disseminação da missão, visão e valores e propósito da empresa.
- Definição de uma identidade empresarial forte, capaz reconquistar clientes.