A palavra “valuation” significa avaliação ou valoração: atribuir valor utilizando-se dos cálculos, técnicas, métodos, análises, dados e ferramentas apropriadas. O valuation tem o propósito de apurar o valor justo dos ativos de uma organização e calcular o potencial de retorno real, que este investimento oferece. Há vários métodos de avaliação de empresas (alguns mais simples do que outros), porém, a maneira mais justa, correta e vantajosa de valuation, é conhecida como: Fluxo de Caixa Descontado, ou FCD.
Para chegar ao valor financeiro correto de uma instituição através do FCD, é preciso mais do que analises e cálculos: é relevante, entre outros preceitos, considerar o passado, o presente e o futuro da empresa, ter claras estimativas do faturamento, estudar muito o mercado e o setor, onde a organização atua, avaliar sua situação financeira atual, analisar a capacidade de pagamento, obter seu grau de endividamento e considerar os resultados como o OPEX (despesas operacionais, ou de curto prazo) e, o conhecido CAPEX (despesas ou aplicações relativas à bens de capital, ou de longo prazo).
Além deste Fluxo de Caixa Descontado, dentre os mais usados, há mais dois outros métodos praticados: os chamados Múltiplos de Mercado e por Liquidação. A metodologia de Múltiplos de Mercado requer comparação à organizações do, mesmo mercado e setor que já foram negociadas entretanto torna-se simplista e demasiadamente arriscado. Já, o método por Liquidação, é aplicado somente em casos de liquidações de organizações, as quais, decorrem de sucessivos prejuízos (ou dívidas). Desta forma, o método FCD, apesar de minucioso e mais demorado, é, também, bem mais vantajoso e seguro.
Para gestores, empreendedores, sócios ou administradores que desejam comprar ou vender empresas de forma total ou parcial, que afetuam a fusão, cisão ou incorporação das companhias ou que pretendam fazer a liquidação destas (total ou parcial). Indicada também nos casos de aumento ou redução do capital social da companhia e de seus bens e, ainda no aumento ou redução do corpo societário da instituição.
- Aumento, ou redução, societária, trazendo dúvidas sobre o valor atual da empresa.
- Desconhecimento do valor justo a receber por uma empresa que se deseja liquidar.
- Dúvidas sobre o valor oferecido a respeito de uma empresa que se deseja comprar.
- Dúvidas sobre o valor oferecido a respeito de uma empresa que se deseja vender.
- Fusão, cisão ou incorporação da empresa, gerando dúvidas sobre o seu atual valor.
- Sucessivas alterações de capital, trazendo dúvidas sobre o atual valor da empresa.
- Apuração exata do valor justo de compra da empresa avaliada.
- Apuração justa do valor de liquidação da companhia avaliada.
- Apuração precisa do valor justo de venda da organização avaliada.
- Atualização do valor da companhia, para fins de correção do capital.
- Atualização do valor da instituição após a fusão, cisão ou incorporação.
- Atualização do valor da organização após todas as alterações societárias.