A composição organizada do preço (de venda) diz respeito a produtos e serviços. Os objetivos primordiais de um preço adequado vão, além do alvance do lucro desejado: ele precisa cobrir todos os custos que envolvem as transações de vendas, ser competitivo em relação aos concorrentes (e atrativo para os compradores ou contratantes). Oferecer uma base de preço bastante alta inibiria qualquer cliente e, da mesma forma, um preço abaixo do limite poderia não cobrir adequadamente todos os custos envolvidos.
Existem várias técnicas e métodos para constituir o preço de venda, contudo muitas vezes, estas táticas não detém tanta precisão e podem dar uma sensação de lucratividade quando na verdade, estão contribuindo para a sua potencial diminuição.
O método mais correto para a aferição e formação do preço de venda, é o chamado Markup (divisor ou multiplicador): esta visão de estudo e cálculo, abrange todos os gastos contraídos com a composição do produto ou serviço, além de considerar as percentagens envolvidas, como, por exemplo, os de custos variáveis (taxa de entrega de produto, bônus de produção de colaboradores, comissão de venda, etc.), os de custos fixos (água, energia elétrica, material de limpeza, aluguel, salário, matérias primas etc.), e o lucro pretendido a respeito do produto (ou serviço) oferecido (e negociado no mercado).
Outra diferença do método de Markup, (para os demais sistemas) está, na resolução do cálculo, o qual é desenvolvido “de dentro para fora”, baseando-se no valor unitário (de cada produto ou serviço). o Markup respeita ainda detalhes específicos de custos de cada produto ou serviço: com toda certeza, linhas distintas de produtos pagam encargos, taxas e comissões diferentes e, por isto, devem ser calculados com atenção, através de análises e observações minuciosas e particularidades a serem estudadas com cuidado.
Para empresas que não conseguem calcular ou cobrir devidamente todos os custos dos produtos e serviços oferecidos aos clientes, ou que, apesar de obterem lucratividade, não alcançam resultados suficientes para manter o funcionamento completo dos processos da organização.
- Desatualização de boa parte dos preços de venda praticados na instituição.
- Diversificações e arbitragem do método de precificação utilizado da empresa.
- Erros de cálculo nos preços de venda, dos produtos ou serviços oferecidos.
- Falta do fator específico de custo no preço de venda dos produtos e serviços.
- Insatisfação da instituição na lucratividade gerada na atividade de vendas.
- Proximidade do estado de prejuízo, apesar do alto número de vendas.
- Alinhamentos e padronizações no método de precificação da empresa.
- Atualizações precisas de preços praticados nas vendas da instituição.
- Aumento da lucratividade da instituição de forma crescente e gradual.
- Aumento de precisão no cálculo de custos de cada produto e serviço.
- Correções nos cálculos de preço de venda efetuados na companhia.
- Recuperação de vendas aceitável, levando em conta o volume mensal.