Análise da Cadeia de Suprimentos

Análise da Cadeia de Suprimentos

        A cadeia de suprimentos envolve todas as operações pertinentes desde a compra da matéria-prima de fornecedores, à entrega do produto acabado ao cliente final, ou, a mera devolução de produtos, caso ocorra. Pode-se afirmar que, a cadeia de suprimentos refere-se à todas as fases existentes (do fornecedor de seu fornecedor, ao cliente do seu cliente) considerando temas como: fabricação, custo, preços, prazos, estoque, transporte, produto, distribuição, satisfação e devolução. 

        Dentre tais processos que conduzem a estas operações estão: a compra de matéria-prima, os armazenamentos, as estocagens, a produção, as análises de produtos acabados e semiacabados, as embalagens, as logísticas de transportes, as distribuições, a satisfação dos clientes na aquisição de seus  produtos, e a administração do pós venda, em especial da logística reversa efetuada nas devoluções de produtos não satisfatórios.

        Neste sentido, pode-se assegurar que a logística está inserida no universo da cadeia de suprimentos e que por outro lado possui um alcance muito mais extenso. Uma análise da cadeia de suprimentos bem feita permite que, falhas graves (e imperceptíveis), possam ser notadas e arrumadas, antes que causem transtornos e prejuízos futuros a uma cadeia produtiva onde, uma ação atual, dependerá diretamente das ações anteriores (para gerar harmonia e manter ordem).

        Sendo assim, se estas matérias-primas, forem de qualidade razoável, a tendência de perda no instante da estocagem será maior, a produção não obterá a qualidade cogitada, haverá mais desperdício de matérias-primas, os produtos acabados, terão mais riscos (de avaria e dano) no transporte, a satisfação do cliente será (tendenciosamente) negativa e o índice de devolução dos produtos, (por meio da logística reversa) será alto: eis, a absoluta necessidade de um estudo das atividades (e procedimentos) nestas operações.

Indicação:

Para empresas que têm complicações em sua cadeia de suprimentos (as quais sejam visíveis, de média complexidade ou difíceis de serem detectadas) e queiram encontrar (através de uma análise precisa) as causas destas ocorrências para solucioná-las em um momento posterior.

Sintomas:

Principais Resultados: