Observar o dia a dia de uma empresa, de maneira constante, garante o controle e o sucesso das operações e proporciona meios de melhorar rotinas e processos. A avaliação de performance corporativa utiliza medidas: são indicadores-chave chamados de KPI (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chave de Performance: tais indicadores podem ser de vendas, de marketing, estratégicos, enfim todos os departamentos da empresa podem ser avaliados com base em KPI.
Para se ter noção, diversos indicadores de processos, podem ser medidos com base em eficiência, em eficácia, em produtividade, em capacidade, em qualidade. Já, alguns dos indicadores financeiros, podem ser aferidos com parâmetros em margem bruta, margem líquida, pontos de equilíbrio, lucratividade e rentabilidade. Para os indicadores de vendas, pode-se utilizar o ticket médio, os dados das metas, o volume de vendas, ou o número de clientes obtidos, entre outros índices.
Os indicadores estratégicos, são todos os que se baseiam nos objetivos perseguidos pela alta direção da organização, e, também, podem ser controlados e acompanhados, de maneira a aumentar seus níveis de sucesso. Como indicadores estratégicos podem-se ser citados, por exemplo os percentuais mensais gastos por impostos e tributos ou o número de novos contratos por período.
A avaliação de performance é capaz de medir uma infinidade de tarefas e processos dentro da empresa porém, o recomendado, é que cada departamento tenha, no máximo, dez indicadores-chave de performance e que todos sejam focados em valores numéricos e percentuais, os quais são adotados para as avaliações de cada departamento, apurando por fim, uma nota geral à performance atual da empresa como um todo.
Para empresas que ainda desconhecem a qualidade de seus processos, a saúde de suas finanças, a performance de suas vendas, a satisfação de seus clientes, a eficiência de sua linha de produção ou a solidez das decisões tomadas pela alta direção, entre outros fatores.
- Duplicidades de informações nas tomadas de decisão da empresa.
- Falta de indicadores claros para tomadas de decisão com maior exatidão.
- Impossibilidade de enxergar cada um dos setores e a empresa por inteiro.
- Inconfiabilidade nos resultados das metas e objetivos apresentados.
- Indícios de uso de poucos indicadores ou de sua utilização não constante.
- Perda de eficiência e eficácia nos projetos e processos da empresa.
- Aumento considerável da confiabilidade e nos resultados das metas e objetivos.
- Aumento da assertividade nas tomadas de decisão, com clareza nas informações.
- Aumento do controle, realizado de forma constante, por meio de indicadores.
- Eliminação da duplicidade de informações em todas as tomadas de decisão.
- Ganho substancial de eficiência e eficácia nos processos operados na empresa.
- Mapeamento completo do estado atual de cada setor e da instituição por inteiro.