A gestão estratégica visa estudar todos os processos realizados, com o propósito de planejar melhorias, organizar ou reorganizar projetos, guiar operações, efetuar mudanças na estratégia, e acompanhar todas as etapas de execução das novas diretrizes, normas e ações propostas. Um dos estágios da gestão estratégica é o diagnóstico estratégico, onde são abordados, com cuidado, pontos cruciais da companhia como projetos futuros, ações contra possíveis ameaças e a quantidade de recursos atualmente disponíveis.
Existem outras partes muito relevantes da gestão estratégica, como, por exemplo, a prontidão estratégica (capacidade que a alta direção da organização possui relativa a seu envolvimento e disponibilidade em atuações futuras), o direcionamento estratégico (onde são desenvolvidos grupos de ações, a serem classificadas e executadas pela necessidade mais imediata) e a vigilância estratégica (que se trata de um monitoramento de atuações, as quais, devem ser cumpridas para que se evitem riscos e ameaças à empresa.
- Avaliar, regularmente, todos os indicadores relacionados a cada objetivo e meta.
- Criar objetivos e metas de modo específico, mensurável, atingível, relevante e tangível.
- Estabelecer as prioridades entre as metas e controlar, dia a dia, os avanços obtidos.
- Estruturar de maneira clara e real a missão, visão, valores e propósito da organização.
- Estudar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que interferem na instituição.
- Planejar as operações estratégicas de longo prazo, garantindo segurança à empresa.